18188896190
4001898908
星火太阳能和你一起了解更多太阳能资讯

农村屋顶光伏乱象:0元安装虚假宣传、拉拢村干部游说丨焦点分析

返回列表 来源: 发布日期: 2022.07.08 浏览次数:

在城市之外,平静的乡村和县城正步入 “双碳”的风口之中。很多人没有想到,那些散落在村庄的屋顶,正成为各路人马争抢的资源。


3月21日,国内分布式光伏龙头正泰电器发布公告,子公司正泰安能和多地政府签署合作,将推进居民屋顶分布式光伏电站项目,装机量达到了1623兆瓦。


和建在地广人稀的大型集中式光伏电站不同,分布式光伏一般安装在公司或私人住宅的屋顶,发电主要自用,有多余的可以选择上电网。但城市公寓屋顶安装光伏电站,很难满足用户需求, 一户一建的乡村住宅最适合户用分布式光伏落地,所以农村也成了推进分布式光伏的重点。


政策利好之下,除了正泰安能、天合光能、中来股份、创维光伏都看上户用分布式光伏这一市场,先后拿到了各地的大项目。


乱象也在狂热中酝酿。


这也不是第一次光伏下乡。2015年,国务院扶贫办确定“光伏扶贫”为十大精准扶贫工程,主要利用贫困地区丰富的光照资源发电售卖,帮助当地脱贫。分布式光伏遍地开花,安徽只有40多万人口的岳西县,2015年就完工了57座太阳能发电园区。


那次繁盛中,光伏贷成了骗局重灾区。很多农户以为可以增收,却因为草率签字贷款,背上沉重的债务,那些原本以为只是出租屋顶挣租金的农户,却惊觉自己成了需要维护光伏板的责任方。


因为涉及诱导农户安装租赁屋顶的产品“金顶宝”,正泰安能也陷入舆论风暴眼。


分散的农户、央企、民企、银行、政府牵涉其中,让户用市场比商用及工业市场更复杂 。避重就轻的宣传,难以监管的经销商和非标化用户,让户用光伏市场的未来图景,远没有勾勒的那样轻快。



光伏贷一地鸡毛


政策利好对光伏产业的推动,显而易见。


2021年6月,国家能源局发布了“整县推进”政策,要在全国范围内快速推进分布式光伏。全国范围内,新增的屋顶光伏装机规模一度超过集中式光伏。


户用光伏领域占比最高的正泰安能,其母公司正泰电器股价在政策发布两个月中涨了一倍。这背后涉及巨大的利益。仅在河南,66个试点区域县城的屋顶面积达到了2.4亿平方米,直接投资600亿元。


作为分布式光伏,尤其是为老百姓安装光伏的龙头,正泰安能近期十分风光。2021年,正泰安能拿到了10亿战略融资,领投是工银背景的鋆昊资本,跟投方包括IDG、红杉等。


户用光伏的提速和七年前的“光伏热潮”尤为相似。而这一次的政策针对的范围更广。金融服务中,光伏贷再次成为重要角色。


屋顶安装光伏项目安装费从几万到几十万不等,不少百姓很难立刻拿出这笔现金,贷款也是必然的解决方案。


这也造成了光伏贷一度骗局横行。


一些负责安装光伏的经销商告诉农户,只需要和他们一起去银行申请光伏贷,就可以免费安装。每月以电费还贷,多余的费用返还给农户,不仅会得到免费维护服务,等十年贷款期满,这套设备所有权也归农户。


从宣传话术看,经销商们声称国家给高电费补贴,所以是个无风险、无投入、还有高收益的生意。


这些招数都是为了让用户成为贷款担保方,经销商们不用付出任何代价,就可以使用一大笔钱。


这些安装光伏的经销商很聪明,他们通常会采用区域加盟模式,一层层下沉到乡镇,基层销售通常是本地人,甚至村干部也会参与游说。在熟人乡村社会,这一套很容易获取村民信任。在凤凰网《风暴眼》采访中,一个农民表示,自己看都没看合同条款,就签了字,办了20万贷款。


挣钱的时间并没有持续太久。2018年5月,国家推动新的光伏补贴政策,俗称“531新政”,新投运的分布式光伏发电项目补贴标准降低0.05元,光伏发电开始走入平价上网时代。


很多用户的屋顶光伏,正好卡在那一时间段备案,随即遭遇电价下降,加上设备损耗,发电效率下降,发电量进一步下降,电费已经无法覆盖贷款,需要村民自己补齐缺口。



河南开封一农村屋顶上正在安装太阳能光伏板


一些小公司在安装屋顶光伏时,为了骗取更多贷款虚报造价,它们会使用更廉价的劣质产品,非专业人士很难肉眼分辨不同级别太阳能板,地方银行草率放贷后,这些太阳能板根本不可能使用10年。当产品出现问题时,公司已经销声匿迹。


即便使用了正规太阳能板,发电量也和天气、设备状态等等外部因素有关,非标化的小型户用光伏,很难带来稳定收益。


乱象之下,2017年,山西省扶贫开发办公室曾经发文,要求扶贫部门对所谓“免费安装光伏”的骗贷骗子公司提高警惕。


2018年前的光伏贷冲击波延续至今,很多农民仍在偿还贷款。2021年,“双碳”之下,行业进入又一个急剧变动的时刻。


2月28日,兴业银行和正泰安能推出了合作开发的光伏贷产品,用户零首付,最高可贷款20万元,期限最长15年。民生银行也有类似的零首付产品,线上审批放款只用3分钟。


行业需要金融产品撬动,正泰安能和银行合作固然能减少一些乱象,但落地到毛细血管的乡镇,在盈利和增长压力之下,动作变形很难杜绝。




金融工具下乡


光伏公司们在不断尝试新的融资方式。


正泰安能的触角已经深入全国,根据财报,2021年上半年,他们已经有超过10万家渠道,二级分销商超过5000家,国内渠道营收达到了58.7亿元,增长15%。


正泰毕竟和皮包公司不同,不会诱导农民贷款,他们走租赁屋顶模式,即正泰租赁农民屋顶安装光伏设备,给予租金。


为了在农村尽快铺开,根据红星资本局报道,正泰安能的宣传语用了极富诱惑力的话术,包括“投资不花钱,轻松坐享租金收益20年”。


这种模式表面上是租赁农民屋顶发电,农民只需要收租金,实际上是“合作开发”,电站注册地是农民家,但发电收益和租金收益先给到正泰方,再由正泰划出租金部分。农民需要承担翻新、扩建屋顶、防止光伏板被盗窃、人为损坏等等责任。



图片来自红星资本局报道受访者供图


正泰安能不可能依靠自己的运营力量覆盖乡村,加之太阳能组件维护频率并不低,还会出现农民在光伏板晾晒的情况。这种模式能减轻公司的运维难度,也更符合实际运行,但和广告中营造的“躺挣”氛围并不相符。


在县城和农村推广的基层经销商们希望尽快回本挣钱,自然在乡村不遗余力地推广。红星资本局报道,某区域乡镇代理费为1万元,月任务量1500块光伏板,安装完成后收入会达到4.5万元。


经历了“光伏贷”、“租屋顶”的尝试后,公司们都在探索新的金融模式,当前,在“租赁屋顶”之外,“融资租赁”更受欢迎。


这种模式引入了金融公司这一角色,后者购买设备,厂商运维,农户成了承租方,从电费中扣除金融公司租金和厂商运维费用。这种模式看上去主动权在农户手中,但存在风险和“出租屋顶”类似,经销商很可能故意放大收益,忽略承租方的责任,宣传攻势下,不了解行业的农户又会匆忙签字,成为被收割方。


“碳中和、碳达峰”愿景下 ,千万乡村当然免不了政策红利,这一广阔地带情况错综复杂,银行、农户、地方政府、企业各有利益。光伏是需要时间积淀的行业,大干快上之后,更重要的是保证20年后,这些屋顶蓝色的光伏电池,不会成为锈迹斑驳的废铁。

Fora da cidade, aldeias tranquilas, condados e cidades estão entrando no "duplo carbono" tuyere. Muitas pessoas não esperavam que aqueles espalhados no telhado da aldeia estão se tornando um recurso para pessoas e cavalos.





Em 21 de março, a Chint Electric Co., Ltd., a empresa fotovoltaica distribuída líder na China, anunciou que sua subsidiária, Chint anergy, havia assinado cooperação com os governos locais para promover o projeto residencial de usina fotovoltaica distribuída no telhado, com uma capacidade instalada de 1623 MW.





Ao contrário das centrais fotovoltaicas centralizadas de grande escala construídas em áreas pouco povoadas, as centrais fotovoltaicas distribuídas são geralmente instaladas nos telhados de empresas ou residências privadas. A geração de energia é principalmente para uso próprio e centrais redundantes podem ser conectadas à rede elétrica. No entanto, a instalação de centrais fotovoltaicas no telhado de apartamentos urbanos é difícil de atender às necessidades dos usuários.As casas rurais construídas uma a uma são mais adequadas para pouso fotovoltaico distribuído doméstico, de modo que as áreas rurais também se tornaram o foco de promoção de energia fotovoltaica distribuída.





Sob as políticas favoráveis, além da Chint AEON, Trina Solar, ações Zhonglai e Skyworth PV, todos eles se apaixonaram pelo mercado fotovoltaico distribuído doméstico e sucessivamente ganharam grandes projetos em vários lugares.





O caos está a surgir no frenesi.





Esta não é a primeira vez que PV vai para o campo. Em 2015, o Escritório de Alívio da Pobreza do Conselho de Estado identificou o "alívio da pobreza fotovoltaica" como um dos dez principais projetos direcionados de alívio da pobreza, que usam principalmente os ricos recursos de iluminação em áreas pobres para gerar eletricidade e vendê-la, de modo a ajudar as pessoas locais a sair da pobreza. O condado de Yuexi, com uma população de apenas 400000 habitantes, completou 57 parques de energia solar em 2015.





Nessa prosperidade, os empréstimos fotovoltaicos tornaram-se a área mais atingida do golpe. Muitos agricultores pensavam que poderiam aumentar sua renda, mas estavam sobrecarregados com dívidas pesadas porque assinavam empréstimos apressadamente. Aqueles agricultores que pensavam que estavam apenas alugando telhados para ganhar renda ficaram surpresos que eles tinham se tornado o responsável pela manutenção de painéis fotovoltaicos.





Porque o produto "jindingbao" envolvido em induzir os agricultores a instalar telhados alugados, a energia zhengtai'an também caiu no olho da tempestade da opinião pública.





Agricultores dispersos, empresas centrais, empresas privadas, bancos e governo estão envolvidos, tornando o mercado doméstico mais complexo do que os mercados comercial e industrial. A publicidade de evitar o importante e tomar a luz, os revendedores e usuários não padronizados que são difíceis de supervisionar, tornam a imagem futura do mercado fotovoltaico doméstico muito menos animada do que descrito.







Empréstimo fotovoltaico para um lugar pena de galinha





A promoção de políticas favoráveis à indústria fotovoltaica é óbvia.





Em junho de 2021, a Administração Nacional de Energia emitiu a política de "promoção de todo o condado" para promover rapidamente a energia fotovoltaica distribuída em todo o país. Em todo o país, a escala instalada recém-adicionada de PV do telhado uma vez excedeu a da PV centralizada.





A Zhengtai aneng, que representa a maior proporção de energia fotovoltaica doméstica, duplicou o preço das ações de sua empresa-mãe, Chint electronics, nos dois meses desde a emissão da apólice. Isto envolve enormes interesses. Somente em Henan, a área do telhado de 66 condados piloto atingiu 240milhões de metros quadrados, com um investimento direto de 60 bilhões de yuans.





Como líder de energia fotovoltaica distribuída, especialmente a instalação de energia fotovoltaica para as pessoas comuns, a energia zhengtai'an tem sido muito popular recentemente. Em 2021, a zhengtai'an pode obter 1 bilhão de financiamento estratégico. O principal investidor é o capital Jiahao com background ICBC, e os investidores incluem IDG, Sequoia, etc.





A aceleração da energia fotovoltaica doméstica é particularmente semelhante ao "boom fotovoltaico" sete anos atrás. Desta vez, a política visa um alcance mais amplo. Nos serviços financeiros, os empréstimos fotovoltaicos desempenham mais uma vez um papel importante.





O custo de instalação de projetos fotovoltaicos para instalação de telhados varia de dezenas de milhares a centenas de milhares. É difícil para muitas pessoas tirar este dinheiro imediatamente. Os empréstimos também são uma solução inevitável.





Isso também causou o golpe de empréstimo fotovoltaico uma vez desenfreado.





Alguns revendedores encarregados de instalar PV disseram aos agricultores que eles poderiam instalar PV gratuitamente apenas indo ao banco com eles para solicitar empréstimos PV. Todos os meses, o empréstimo é reembolsado pela taxa de eletricidade, e a taxa de excesso é devolvida aos agricultores, que não só receberão serviços de manutenção gratuitos, mas também possuirão o equipamento quando o empréstimo de dez anos expirar.





Em termos de propaganda, os traficantes afirmam que o Estado concede altos subsídios de eletricidade, por isso é um negócio livre de riscos, livre de investimentos e de alto rendimento.





Estes truques são projetados para fazer os usuários se tornarem garantes de empréstimo. Os revendedores podem usar uma grande quantidade de dinheiro sem pagar qualquer preço.





Esses revendedores fotovoltaicos são muito inteligentes, geralmente adotam o modo de aliança regional e afundam para as aldeias e cidades camada por camada. As vendas populares geralmente são pessoas locais, e até mesmo quadros de aldeias participarão do lobby. Na sociedade rural de conhecidos, é fácil ganhar a confiança dos moradores. Em uma entrevista à fenghuang.com, um fazendeiro disse que assinou um empréstimo de 200000 sem olhar para os termos do contrato.





O tempo para ganhar dinheiro não durou muito. Em maio de 2018, o estado promoveu uma nova política de subsídios fotovoltaicos, comumente conhecida como o "531 New Deal".O padrão de subsídios para projetos de geração de energia fotovoltaica distribuída recém-colocados em operação foi reduzido em 0,05 yuan, e a geração de energia fotovoltaica começou a entrar na era do acesso à Internet acessível.





O telhado PV de muitos usuários aconteceu para ser colocado em registro durante esse período, e então o preço da eletricidade caiu. Além da perda de equipamentos, a eficiência da geração de energia caiu, ea capacidade de geração de energia caiu ainda mais. A conta de eletricidade tem sido incapaz de cobrir o empréstimo, e os moradores precisam preencher a lacuna eles mesmos.







Painéis solares fotovoltaicos estão sendo instalados no telhado de uma aldeia em Kaifeng, província de Henan




Quando algumas pequenas empresas instalam telhados fotovoltaicos, a fim de fraudar mais empréstimos e falsamente relatar o custo, eles vão usar produtos mais baratos e inferiores. É difícil para não profissionais distinguir diferentes níveis de painéis solares a olho nu. Depois que os bancos locais emprestam imprudentemente, esses painéis solares não podem ser usados por 10 anos. Quando o produto tem problemas, a empresa desapareceu.





Mesmo que sejam usados painéis solares regulares, a geração de energia também está relacionada a fatores externos, como clima e status do equipamento.





Sob o caos, em 2017, o Escritório provincial de alívio da pobreza e desenvolvimento de Shanxi emitiu um documento pedindo ao departamento de alívio da pobreza para estar vigilante contra a chamada "instalação gratuita de empresas de fraude fotovoltaica".





A onda de choque dos empréstimos fotovoltaicos antes de 2018 continuou até hoje, e muitos agricultores ainda estão pagando seus empréstimos. Em 2021, sob o "duplo carbono", a indústria entrará em mais um momento de rápida mudança.





Em 28 de fevereiro, o banco industrial e a energia zhengtai'an lançaram um produto de empréstimo fotovoltaico desenvolvido conjuntamente por eles, com pagamento inicial zero dos usuários e um empréstimo máximo de 200000 yuan por um período de até 15 anos. Minsheng Bank também tem um produto de pagamento zero semelhante, que leva apenas 3 minutos para aprovar empréstimos on-line.





A indústria precisa da alavancagem dos produtos financeiros. A cooperação entre zhengtai'an e bancos certamente pode reduzir algum caos, mas é difícil eliminar a deformação das ações nas cidades capilares sob a pressão do lucro e do crescimento.









Instrumentos financeiros para o espaço rural





As empresas fotovoltaicas estão constantemente tentando novos métodos de financiamento.





Chint Aetna atingiu todo o país. De acordo com o relatório financeiro, no primeiro semestre de 2021, eles têm mais de 100000 canais, mais de 5000 distribuidores secundários, e a receita do canal doméstico atingiu 5,87 bilhões de yuans, um aumento de 15%.





A Chint, afinal, é diferente da empresa de bolsas de couro, não induzirá os agricultores a emprestar dinheiro. Eles tomam o modelo de aluguel de telhados, ou seja, a Chint aluga telhados de agricultores para instalar equipamentos fotovoltaicos e dá-lhes aluguel.





Para se espalhar nas áreas rurais o mais rápido possível, de acordo com o relatório da Red Star capital Bureau, a propaganda de Chint Anning usa palavras muito tentadoras, incluindo "sem investimento, fácil de desfrutar de renda de aluguel por 20 anos".





Na superfície, este modelo é alugar telhados dos agricultores para a geração de energia. Os agricultores só precisam cobrar renda. Na verdade, é "desenvolvimento cooperativo". A usina de energia é registrada nas casas dos agricultores, mas a renda da geração de energia e renda do aluguel são dadas para Zhengtai primeiro, e depois Zhengtai alocará o aluguel. Os agricultores precisam assumir as responsabilidades de renovar e expandir telhados, evitando que os painéis fotovoltaicos sejam roubados e danificados artificialmente.






A foto é do relatório do escritório da capital Red Star. A foto é fornecida pelos entrevistados




Além disso, a frequência de manutenção dos módulos solares não é baixa, e haverá agricultores secando painéis fotovoltaicos. Este modo pode reduzir a dificuldade de operação e manutenção da empresa e está mais em linha com a operação real, mas não é consistente com a atmosfera de "mentir e ganhar" criada na propaganda.





Os traficantes de base que promovem no condado e nas zonas rurais esperam ganhar dinheiro o mais rapidamente possível e, naturalmente, não poupam esforços para promover nas zonas rurais. De acordo com o Red Star capital Bureau, a taxa de agência para uma cidade em uma determinada região é de 10000 yuan, eo volume mensal da tarefa é de 1500 painéis fotovoltaicos.Após a instalação, a renda chegará a 45000 yuan.





Após as tentativas de "empréstimo fotovoltaico" e "aluguel de telhado", as empresas estão explorando novos modelos financeiros. Atualmente, além de "aluguel de telhado", o leasing financeiro é mais popular.





Este modelo introduz o papel de uma empresa financeira, que compra equipamentos e o fabricante opera e mantém. Os agricultores tornam-se arrendatários, deduzindo da conta de eletricidade o aluguel da empresa financeira e os custos de operação e manutenção do fabricante. Este modelo parece estar nas mãos dos agricultores, mas há riscos semelhantes ao de "alugar telhados". É provável que os concessionários aumentem deliberadamente os lucros e ignorem as responsabilidades do locatário. Sob a ofensiva publicitária, os agricultores que não conhecem a indústria assinarão com pressa e se tornarão o partido colhido.





Sob a visão de "neutralização de carbono e pico de carbono", dezenas de milhões de aldeias receberão inevitavelmente dividendos políticos. A situação nesta vasta área é complexa, e bancos, agricultores, governos locais e empresas têm seus próprios interesses. A fotovoltaica é uma indústria que precisa de tempo para acumular. Depois de um rápido começo, é mais importante garantir que essas células fotovoltaicas azuis do telhado não se tornem sucata enferrujada 20 anos depois.

全国服务热线

全国服务热线全国服务热线

18188896190
  • 地址:东莞市松山湖中小企业园十一栋
  • 电话:18188896190
  • 邮箱:liusq@singfosolar.cn
  • 手机二维码
东莞市星火太阳能科技股份有限公司版权所有 / 备案号:粤ICP备14057282号 /  网站地图 / 百度统计  技术支持: 牛商股份